Prefeita em constantes atrasos de repasse a Câmara, Presidente faz pagamentos com recursos próprios

- ACRÍSIO ALVES PEREIRA - PT - 2º SECRETARIO - - 22 de março de 2018 | - 10:36 - - Home »

A Câmara de vereadores de Monte Alegre de Sergipe vem sofrendo com repasses atrasados por parte da Prefeitura nos últimos meses. Na tarde de ontem, 21 de março, O Presidente Acrísio Pereira participou de uma audiência no fórum de Nossa senhora da Gloria com o Promotor público Gilvan para tratar do problema. A advogada da Prefeita pediu dez dias para regularizar, segundo a Prefeita Nena “não tem dinheiro” disse o Presidente.

É OBRIGAÇÃO CONSTITUCIONAL DO EXECUTIVO DE REPASSAR O VALOR INTEGRAL DO DUODÉCIMO AO LEGISLATIVO EM 20 DE CADA MÊS.

É induvidoso e inquestionável, portanto, o direito líquido e certo da Câmara de Vereadores em ter à sua disposição, até o dia 20 (vinte) de cada mês, o duodécimo ou as dotações orçamentárias que lhes são destinadas pela lei, proveniente esse seu direito do respectivo dever que a Constituição impõe ao Chefe do Executivo Municipal. “a desobediência aos dispositivos contidos na Lei Orgânica do Município, no que concerne à liberação mitigada dos créditos, em valores inferiores ao estabelecido pela norma legal, constitui abuso de poder e violação a direito líquido e certo da instituição que é um dos pilares do Poder do Município, no caso a Câmara Municipal” (RT 708/145).

O Presidente da Casa, mesmo diante essas dificuldades tem autorizado a efetuação dos pagamentos aos Vereadores, servidores e contratados. Recursos próprios por ter em caixa valores que darão para cobrir as despesas legislativas.

“faço o pagamento porque tenho compromisso e responsabilidade, é dever da Prefeitura repassar na data correta, poderia não pagar com recursos internos, mas várias famílias esperam receber seus vencimentos para sanar pagamentos mensais” Disse Acrísio.